segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Faça o contrário: método reverso de estabelecer metas e objetivos


Para ajudar as pessoas a atingirem e manterem a alta performance, criei um exercício que traz resultados muito interessantes, que eu chamo de ‘técnica do reverso’.

Para atingir uma nova meta, invariavelmente você precisa:

a) rever e mudar uma atitude;

b) desenvolver uma habilidade.

Nos meus grupos de coaching e em entrevistas que tenho feito, sinto que às vezes algumas pessoas ainda têm dificuldades de estabelecer suas metas (principalmente quando pedimos que sejam objetivas).

Então criei um exercício que traz resultados muito interessantes, que eu chamo de ‘técnica do reverso’: se eu não consigo definir bem o que quero, será que consigo definir o que NÃO quero?

Invariavelmente as pessoas têm grande facilidade de definir o que NÃO querem. Aí fica muito mais fácil fazer o exercício de definir as metas – ao definir o que não querem, as pessoas começam a se entender melhor e a destravar seus verdadeiros objetivos.

Algumas áreas onde ajuda muito você definir o que NÃO quer:

  • Finanças pessoais
  • Carreira/profissão
  • Família
  • Relacionamentos
  • Saúde, etc.

Nesses momentos, é muito importante relembrar que metas POSITIVAS trazem resultados muito melhores do que NEGATIVAS.

Usamos este exercício do reverso apenas para ajudar a definir o queremos. Uma vida focada no que NÃO queremos não é de alta performance sustentável, pois está baseada no medo e na restrição.

Exemplos de metas negativas:

- Não quero ter mais dívidas.

- Não quero ser gordo/a

- Não quero ficar acomodado.

- Não quero ficar sem bater a meta.

Veja que não tem nada errado em você evitar isso. Pelo contrário: o exercício do reverso que faço é justamente para tornar claras as coisas que você quer evitar.

O segredo é, ao se auto-analisar, entender isso e depois canalizar essa energia de maneira positiva e produtiva.

Se eu quero evitar X, Y e Z, então… preciso fazer o que?

Nos exemplos acima:

- Se não quero ter mais dívidas, então… Preciso gastar menos do que ganho, preciso me organizar, preciso pagar as contas, preciso rever e mudar alguns hábitos em relação ao dinheiro (quais?).

- Se não quero ser gordo então… Preciso rever alimentação, preciso me exercitar mais, preciso rever e mudar alguns hábitos (quais?).

- Se não quero ficar acomodado então… Preciso ler, preciso fazer algum curso, preciso rever e mudar alguns hábitos relacionados ao meu auto-desenvolvimento (quais?).

- Se não quero ficar sem bater a meta então… Preciso prospectar mais clientes, preciso aproveitar melhor as oportunidades, preciso reativar clientes inativos, preciso rever e mudar alguns hábitos em relação aos passos da venda (quais?).

Ao fazer desta forma, começam a aparecer claramente metas POSITIVAS a serem estabelecidas, com foco no que você quer FAZER para alcançar o que QUER.

Grande lição da aula de hoje (e frase para pensar):

Para atingir uma nova meta, invariavelmente você precisa:

a) rever e mudar uma atitude;

b) desenvolver uma habilidade.

O único jeito de você conquistar algo maior e melhor na sua vida é VOCÊ ser maior e melhor.

É aquela máxima genial do Kaizen:

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.

Então, campeão, campeã, esse deveria ser seu slogan ou mantra pessoal:

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do hoje.

Abraços de alta performance!

domingo, 3 de agosto de 2014

Os 3 P’s da Alta Performance em Vendas

Um dos motivos pelos quais uso a Roda das Vendas nos meus cursos e workshops é por que ela permite visualizar, de maneira rápida, simples e objetiva, o que chamo de ‘P’s’ da Alta Performance em Vendas.
Depois de 20 anos trabalhando na área, notei que a maior parte dos vendedores quer muito melhorar, mas raramente sabe exatamente o que tem que fazer. E, como estão pressionadíssimos por metas, acabam deixando para depois seu projeto pessoal de melhoria.
Com o passar do tempo, passam a repetir uma rotina que nem sempre é a mais eficiente, não utiliza todo o potencial da pessoa e nem traz todos os resultados que poderiam ser alcançados.
Da mesma maneira, temos inúmeros gerentes com a clara sensação de que a equipe comercial poderia render bem mais, mas sem saber exatamente com implementar de maneira eficaz um projeto de desenvolvimento. (Fora a questão de justificar o ROI, ou retorno sobre investimento, dos custos envolvidos em treinar a equipe de vendas).
Para ajudar você a entender melhor os P’s da Alta Performance, criei um mini check-list no formato de exercício, que pode ser feito individualmente ou em equipe. É a mesma lógica que uso nos cursos e palestras e que você pode adaptar para seu próprio dia a dia:
1. Propósito: Define qual a missão do vendedor dentro da estratégia comercial da empresa
Qual é exatamente sua ‘missão’ como vendedor ou vendedora?
Todos os vendedores da empresa SABEM a resposta?
Todos os vendedores da empresa dão exatamente a mesma resposta?
Todos os vendedores da empresa estão agindo de acordo com essa missão no seu dia a dia?
Como melhorar o 1º P, de “Propósito”: definir claramente a missão do vendedor (missão envolve, mas vai além do job description, ou descrição de cargo), alinhar todos os vendedores nessa missão, treinar e desenvolver os vendedores a praticarem a missão, criar indicadores que avaliem mensalmente se a missão está sendo alcançada, feedback em grupo e individual para melhoria contínua.
2. Psicologia vencedora: Define a qualidade dos pensamentos e atitudes dos vendedores
Qual tem sido a qualidade dos seus pensamentos (ou da equipe comercial) em relação a:
Planejar e organizar seu tempo?
Atingir suas metas?
Prospectar novos clientes?
Buscar novas?
Buscar novas oportunidades para se desenvolver?
Trabalhar produtos serviços de maior valoer agregado?
Vender valor e não preço baixo/descontos?
Potencializar oportunidades dentro da própria carteira de clientes?
Como melhorar o 2º P, da “Psicologia Vencedora”: Plano de Ação Individual para melhoria contínua dessas atitudes. Ou seja, feedback objetivo também sobre atitudes e comportamentos, e não apenas sobre resultados, faturamento, etc.
3. Produtividade: Define metas, indicadores, eficiência, eficácia
Quais atividades de vendas são prioritárias? As mais comuns: prospectar, atender clientes da carteira atual (% de positivação), recuperar clientes inativos, vender mix produtos/ serviços, trabalhar descontos de maneira mais estratégica, etc.
Por que elas são prioritárias? (Reason, why)
Como essas atividades prioritárias são medidas? (Indicadores de performance)
Como cada vendedor/a do grupo está evoluindo em relação aos seus indicadores e metas individuais?
Como melhorar o 3º P, de Produtividade: Plano de Desenvolvimento e Ação Individual para melhoria contínua desses indicadores de performance relacionados especificamente à atividades de vendas. Note que mais uma vez reforço a importância do feedback sobre outros assuntos além dos resultados finais. Vejo empresas demais discutindo meta, faturamento, comissões, e pouquíssimo tempo discutindo de maneira séria, organizada e produtiva o que realmente interessa: atitudes, comportamentos e processos/atividades de venda.
É fundamental dar feedback não apenas sobre os resultados finais, mas principalmente sobre o que levou a esse resultado. Só assim você pode melhorar de maneira contínua, inteligente e sustentável.
No curso Alta Performance em Vendas ensino a fazer tudo isso, ao mesmo tempo em que dou dicas práticas e objetivas sobre como melhorar cada um dos passos da venda, desde o planejamento/gestão do tempo até o pós-venda.
Tanto para o vendedor/a que faz o curso sozinho quanto o gerente que faz com seu grupo, o APV permite rapidamente identificar o que anda muito bem e o que precisa claramente melhorar se quisermos atingir as metas de 2014.
Para quem quiser, mais informações sobre o Alta Performance em Vendas você encontra aqui:www.institutovendamais.com
Para quem não quer fazer o curso, recomendo que releia a o check-list dos 3 P’s e se auto-avalie, definindo pontos positivos e pontos de melhoria. Especificamente em relação a atividades de venda, recomendo a avaliação mensal usando os 8 Passos da Venda como referência.
Esse círculo de crescimento, de definição, auto-avaliação, planejamento e execução dos próximos passos de melhoria é o caminho da Alta Performance.
Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro

10 dicas práticas para a alta performance em Vendas



A pergunta que mais recebo, tanto por e-mail quanto nas palestras, é “Raul, como faço para melhorar minhas vendas?”.

Depois de ter estudado por mais de 20 anos campeões de vendas, descobri que eles têm sempre algumas coisas em comum.

Resolvi então resumir e colocar isso numa vídeo-aula, falando sobre 10 coisas que você pode fazer agora mesmo para melhorar sua performance em Vendas.

A vídeo-aula está disponível neste link: http://10dicaspraticas.gr8.com

É o tipo de vídeo-aula que você pode assistir sozinho/a ou, se quiser, assistir junto com seus colegas ou sua equipe (é comum usarem essas minhas vídeo-aulas em treinamentos e aulas de faculdade).

Uma das coisas que comento nessa vídeo-aula sobre alta performance é a importância de colocarmos nossas metas por escrito.

Existem vários estudos demonstrando a força dessa prática simples, mas mesmo assim muita gente continua não utilizando e por isso perdendo oportunidades de melhorar seus resultados.

De acordo com Henriette Anne Klause, autora do livro Write it Down, Make it Happen (Escreva no papel, faça acontencer, ainda sem tradução no Brasil), colocar uma meta no papel tem 5 grandes benefícios:

1) Força você a ter CLARIDADE no que realmente quer.
2) MOTIVA você a entrar em ação.
3) Ajuda você a ter FOCO em relação às suas prioridades.
4) Ajuda você a VENCER a acomodação, a resistência e a preguiça.
5) Ajuda você a ACOMPANHAR seu PROGRESSO.

Escrever e colocar suas metas no papel é algo simples mas PODEROSO.

Falo mais sobre isso nessa vídeo-aula – e ainda dou mais 9 dicas simples, diretas, objetivas e práticas sobre como melhorar sua performance.

A vídeo-aula está disponível neste link: http://10dicaspraticas.gr8.com

Assiste, curta, comente e compartilhe.

Grande abraço e boas vendas,

Raul Candeloro
P.S. Se ainda não assistiu, também gravei duas outras vídeo-aulas falando sobre alta performance que você vai gostar:
a) Os maiores erros cometidos por vendedores de baixa performance (http://apv_erroscomuns.gr8.com/) – mais de 2.000 pessoas assistiram em 24hs!;

b) As 7 paixões de vendedores de alta performance (http://7grandespaixoes.gr8.com/).