segunda-feira, 28 de maio de 2007

Remuneração fixa ou comissão para vendedores?

Quando fizemos no ano passado uma pesquisa entre nossos assinantes em cargos de liderança, descobrimos 4 grandes áreas de preocupação: recrutamento e seleção, treinamento, remuneração e incentivos e, finalmente, supervisão da equipe.

Destes quatro itens, o que mais tem provocado discussões interessantes nos meus workshops de gestão é a remuneração. Existe muita dúvida sobre esse assunto, principalmente em questões básicas. E não dá para aprofundar-se para questões mais complicadas, como remuneração por resultados, sem nem no básico existe concordância.

Vamos começar pelo começo: em vendas, existem dois tipos de remuneração – salário fixo e comissão. O salário fixo é pago independentemente de resultados, a comissão é baseada em resultados e metas. Pode existir um terceiro incentivo, a bonificação, mas vamos por enquanto nos ater aos dois principais, fixo e comissão.

Salário Fixo

  • Recompensam-se os resultados de longo prazo.
  • Força de vendas concentrada em atividades.
  • Cultivar e preservar os negócios já existentes.
  • Controles rígidos.
  • Orientação para trabalho em equipe.
  • Melhores talentos vão para outras áreas da empresa.
  • Prefere-se a estabilidade.
  • A administração não valoriza os vendedores ou não quer “discriminá-los”.
Comissão

  • Recompensam-se os resultados de curto prazo.
  • Força de vendas concentrada em resultados.
  • Caçadores buscando sempre novos negócios.
  • Vendedores mais livres.
  • Orientação para o “herói” (individual).
  • Melhores talentos são levados para a equipe de vendas.
  • Prefere-se arrojo e iniciativa.
  • A administração vê vendedores como embaixadores da empresa.

Como algumas empresas querem estimular fatores dos dois lados na sua equipe de vendas, é comum termos o sistema misto (fixo + comissão). Isso nos dá 3 opções: 100% de salário fixo, 100% de comissão, salário fixo + comissão (sistema misto). Todos os 3 sistemas têm prós e contras. Vejamos então quais são, de acordo com os autores do livro Manual Completo para Acelerar a Força de Vendas (Cultrix):

Vantagens e desvantagens salário fixo:

Vantagens

  • Vendedor com renda regular garantida.
  • Alto grau de lealdade.
  • É fácil trocar territórios, clientes, contas.
  • Fácil de administrar.
  • Custos de venda fixos e fáceis de calcular.

Desvantagens

  • Vendedores vendem produtos e serviços mais fácies de serem vendidos.
  • Não existe incentivo para melhorar performance.
  • Acomodação.
  • Favorece os piores vendedores.


Vantagens e desvantagens 100% comissão:

Vantagens

  • Pagamento de acordo com resultados; custos de acordo com volume de vendas.
  • Sistema fácil de medir e entender.
  • Maior incentivo – vendedor precisa investir tempo e energia para ganhar mais.
  • Vendedor passa a ser um micro-empresário.

Desvantagens

  • Vendedores dão maior ênfase a volume do que a lucro.
  • Não existe muita lealdade à empresa.
  • Diferenças muito grandes de remuneração dentro da mesma equipe.
  • Tendência a não fazer pós-venda.
  • Problema sério trocar territórios.

Vantagens e desvantagens misto (fixo + comissão)

Vantagens

  • As vantagens dos outros dois.
  • Maior flexibilidade e controle.
  • Dá um pouco mais de segurança à equipe de vendas.
  • Existe um leque maior de possibilidades para premiar e motivar.

Desvantagens

  • Um pouco mais complexo.
  • Se a comissão é alta em relação ao fixo, os vendedores vão embora quando a coisa fica difícil.
  • Difícil de administrar.
  • Objetivos de curto e longo prazo se misturam – e os de curto prazo sempre ganham.

Veja que não existe um sistema ideal de remuneração – isso vai depender de uma série de fatores, principalmente dos objetivos traçados pela empresa e pelo seu posicionamento de mercado. Espero que estas 3 tabelas o ajudem a visualizar melhor o sistema ideal de remuneração da sua empresa.

Fonte: Manual Completo para Acelerar a Força de Vendas; Zoltner, Zoltner e Sinha, Editora Cultrix.

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