terça-feira, 12 de junho de 2007

Matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta usada no planejamentoestratégico, que permite encontrar as forças e fraquezasde uma empresa bem como as oportunidades e ameaças de mercado. A sigla vem do inglês, já que o criador foi Albert Humphrey, professor de Stanford:

S = "strengths" (forças) - análise interna, dentroda empresa.

W = "weaknesses" (fraquezas) - análise interna, dentroda empresa.

O = "opportunities" (oportunidades) - análise externa, fora da empresa.

T = "threats" (ameaças) - análise externa, fora da empresa.

O que torna a matriz SWOT particularmente interessante é que, ao organizar os esforços e discussões, você pode descobrir asoportunidades de mercado que a sua empresa está preparada para aproveitar. Ao mesmo tempo, ao entender melhor as suas fraquezas,você também pode se preparar para lidar de maneira proativa com as possíveis ameaças.

Uma boa matriz de priorização começa, antes de mais nada, com a definição de um objetivo estratégico. Esse foco permite que aferramenta seja melhor direcionada e fique bem mais prática. Desse modo, fica bem mais fácil entender o porquê da SWOT:"

- Strengths" - forças: atributos e características da sua empresaque podem ajudá-lo a atingir seus objetivos.

- "Weaknesses" - fraquezas: atributos e características da sua empresa que podem atrapalhá-lo na busca dos seus objetivos.

- "Opportunities" - oportunidades: condições fora da empresa quepodem ajudá-lo a atingir seus objetivos.

- "Threats" - ameaças: condições fora da empresa que podematrapalhá-lo na busca dos seus objetivos.

O uso criativo e eficaz da SWOT também depende do que se chama de time multifuncional - ou seja, pessoas de diversas áreas dentro da empresa, cada uma com seu ponto de vista, ajudando a cobrir todos os pontos importantes. Uma vez definido o objetivo, esse grupo se reúne para ajudar a identificar os fatores internos (forças e fraquezas) bem como os fatores externos (oportunidades e ameaças) que podem impactar a empresa na busca de resultados.

Como toda ferramenta, a matriz SWOT tem também algumas deficiências. Então fique alerta para evitar estes erros mais comuns quando for desenvolver a sua:

Erro 1: Não estabelecer um objetivo claro e definido a ser atingido. A SWOT não existe no vácuo. Ela só deve ser feita quando você já tem um objetivo bem claro definido em mente. O resultado deste erro é geralmente um trabalho acadêmico de fazer uma lista totalmente ineficaz e pouco prática.

Erro 2: Confundir oportunidades (externas) com forças (internas). Seja muito rigoroso ao questionar se realmente algo que você julga uma força (interna) é realmente algo que vocês fazem muito melhor do que todos os concorrentes, ou se é apenas um reflexo, uma reação, das condições externas favoráveis. Isso é muito comum com equipes de vendas que arrasam quando tem um produto ou serviço “matador” nas mãos e arrebentam de vender enquanto estão sozinhos no mercado. Acham que vendem bem por causa da sua “competência”. Aí surgem concorrentes mais baratos, ou com características inovadoras, e de repente se descobre que não são tão competentes assim.

Erro 3: Por ser uma lista (inteligente, mas ainda uma lista), a SWOT não define de cara as estratégias a serem usadas para alcançar um objetivo. Ela apenas lista os fatores internos e externos que podem ajudar ou atrapalhar. Mas lembre-se que são justamente esses fatores que vão ajudá-lo a ser mais eficaz no planejamento e execução das estratégias.

Erro 4: Não definir bem os fatores. Por exemplo: dizer que “tendência de mercado” é uma oportunidade. Qual tendência? Porque influencia? De onde ela vem? Para onde vai? Você tem números para provar? Defina muito bem os fatores, para que não haja dúvida de que realmente são importantes.

Erro 5: Seja específico para sua empresa. Uma SWOT da sua empresa deveria ser diferente da uma SWOT de qualquer um de seus concorrentes, porque sua empresa tem características próprias, mesmo competindo no mesmo mercado.

Algumas fontes interessantes, caso queira saber mais sobre o assunto:

Swot Analysis, Harvard Business School
Strategic Thinking, Simon Wooton & Terry Horne, Kogan Page.
http://www.wikipedia.com/
http://www.mindtools.com/
http://www.businessballs.com/

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