Uma das mensagens que mais recebo por e-mail é "Raul, como faço para aumentar minhas vendas?". Passei anos respondendo "depende", o que sempre deixava as pessoas frustradas e, por conseqüência, a mim também.
Finalmente consegui organizar as informações disponíveis sobre isso de maneira organizada, simples e direta, que qualquer pessoa pode entender. Talvez isso possa ajudá-lo também, caso esteja passando por uma situação parecida.
As opções para aumentar as vendas de qualquer empresa, ou profissional de vendas, são:
a) Aumentar seu mercado (usando algum tipo de segmentação - geográfica, demográfica, psicográfica, ou por compartamento de consumo, como curva ABC, por exemplo). Só então decidir se são necessários novos produtos e serviços.
b) Aumentar sua participação de mercado - de duas formas:
b.1) Roubando clientes da concorrência (com o lançamento de produtosou serviços segmentados corretamente).
b.2) Parando de perder clientes para a concorrênca (fazendo a análisede perda de vendas e satisfação de clientes - a questão definitiva"Você nos indicaria para um amigo ou colega?"). Este trabalho de medir a satisfação dos clientes é fundamental - recomendo o Reichheld como fonte para quem quiser se aprofundar.
c) Aumentando a freqüência de compra (fazendo com que seus clientes voltem e comprem mais vezes). Isso muitas vezes implica em entender o ciclo de compras do cliente e tentar antecipar-se a ele na próxima compra, via telefone, e-mail, mala direta ou visita pessoal.
d) Aumentando o valor médio de compra (fazendo com que os clientes gastem mais, em média, quando compram de você). Aqui geralmente a venda casada (cross selling), trabalhando todo o mix disponível pela empresa, o upselling (vendendo produtos e/ou serviços mais caros), etc.
Basicamente é isso. Ao visualizar suas opções dessa forma, mais organizada, fica muito mais fácil entender quais estratégias devem ser adotadas para aumentar as vendas de maneira mais eficaz (e eficiente também).
domingo, 20 de maio de 2007
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