Obsessão é um foco desproporcional e repetitivo em alguma
coisa. É também uma das principais características de pessoas de alta
performance.
Uma pessoa de alta performance não é, por definição, uma
pessoa normal. Se fosse, sua performance não seria ‘alta’ – seria média. Preste
atenção e repare nas pessoas de alta performance que conhece e verá sempre uma
pessoa focada de maneira muito intensa e clara.
Isso tem prós e contras, é verdade – mas é caminho
obrigatório para quem quer resultados excepcionais.
Depois de tantos anos de experiência, acredito que existem 9 obsessões que são comuns a todos os campeões de vendas.
1)
Obsessão por resultados: Vendedores de alta
performance entregam resultados superiores com consistência invejável. E perdem
o sono quando não conseguem entregar, por que elas são obsessionadas por isso:
resultados.
2)
Obsessão pela satisfação de clientes: Vendedores
de alta performance que não se preocupam com a satisfação do cliente duram
pouco em Vendas. Um verdadeiro campeão entende que o relacionamento de longo
prazo é garantia de sucesso, de recompensas financeiras e de satisfação
pessoal. Logo, são obsessionados pela satisfação de clientes.
3)
Obsessão por ser o número 1: Isso acontece com
cavalos de raça também. Os campeões têm um instinto natural de sair correndo na
frente, de não ser o segundo. Não é apenas pelo dinheiro ou pelo reconhecimento
– é por achar que seu lugar é na frente mesmo. Esse instinto de ser o número 1,
o primeiro, o melhor, é característica forte dos campeões de vendas.
4)
Obsessão por trabalhar: Campeões de vendas são
famosos por não ficarem batendo papo com o grupo, por terem pouquíssima
paciência para reuniões improdutivas, treinamentos que não treinam nada,
apresentações onde se fala muito e nada se decide. Essa obsessão por trabalhar
transforma-se num ritmo muito forte de trabalho TODOS os dias. Ao contrário dos
vendedores de resultados não excepcionais, que ficam no ‘stop and go’ de se
empolgar duas vezes por semana (ou por dia) e depois voltar para a pangarezice,
um campeão mantém o ritmo forte dia após dia. E sem ninguém ter que falar nada.
Simplesmente por que trabalhar forte, muito, de maneira intensa, é uma obsessão
dos campeões.
5)
Obsessão por melhoria contínua: Campeões adoram
melhorar seus resultados. Isso só pode vir de duas maneiras: da experiência ou
de novos conhecimentos. Os campeões usam as duas coisas a seu favor e são
esponjas para tudo que ajudá-los a melhorar suas performances.
6)
Obsessão por feedback: Embora possam parecer
durões por fora, todos os campeões e campeãs que conheço tem um coração IMENSO
e adoram quando recebem elogios e também feedback construtivo. “Quero saber
como estou indo” é uma obsessão clara dos vencedores.
7)
Obsessão por rotinas e processos: Detalhe – os
SEUS processos e as SUAS rotinas. Vendedores campeões repetem uma fórmula que
funciona. Isso obviamente tem prós e contras (principalmente quando a fórmula
deixa de funcionar e eles/elas não conseguem adaptar-se com a agilidade
necessária). Mas pode ter certeza: por trás de todo campeão de vendas existe um
processo e uma rotina seguidos de maneira obsessiva.
8)
Obsessão por fazer o que gosta, com competência
e profissionalismo, e ganhar dinheiro com isso: A verdadeira alta performance
encontra-se no centro de 3 grandes círculos. O primeiro é o círculo das coisas
pelas quais você é apaixonado. O segundo círculo é o das coisas nas quais você
é extremamente competente. O terceiro círculo é o das coisas que remuneram bem
financeiramente. Um campeão sabe exatamente qual é esse ponto mágico onde você
faz o que gosta, com competência e profissionalismo, e ganhar dinheiro com
isso. E talvez seja esse o grande segredo: reconhecer esse ponto e dedicar-se
obsessivamente a ele.
9)
Obsessão por recompensas: Campeões precisam
ganhar bem. Não só apenas incentivos e reconhecimento, mas dinheiro. Dinheiro é
muito importante para que um campeão de vendas continue motivado.
E você, o que acha? Adicionaria alguma obsessão a esta
lista?
Abraço e boa$ venda$,
Abraço e boa$ venda$,
Raul Candeloro
P.S. Artigo extraído do Gestão em Vendas, minha newsletter semanal para líderes de vendas. Se quiser mais informações ou fazer sua assinatura: http://www.gestaoemvendas.com.br/
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