Uma coisa que tenho
visto com freqüência são líderes de vendas organizando treinamentos e eventos
para estimular e motivar a equipe a fazer coisas que são desestimuladas a fazer
pelo sistema de remuneração da empresa.
Casos típicos de
coisas que os líderes gostariam de melhorar:
-
Falta
de iniciativa para prospecção de novos clientes, acomodação com a carteira
atual.
-
Trabalhar
o mix de produtos/serviços de maneira inadequada, priorizando o que é mais
fácil de vender do que produtos/serviços de maior valor agregado.
-
Descontos
sendo usados de maneira liberal demais, prejudicando a lucratividade.
90% das vezes
essas coisas são causadas pelo sistema de remuneração e vão continuar acontecendo
enquanto o plano atual remunerar os vendedores a fazer exatamente isso. Ou
seja, os vendedores vão continuar fazendo o que são pagos para fazer – por
melhor que seja o treinamento ou palestra motivacional e por mais que os
diretores reforcem e cobrem isso repetidamente durante suas apresentações.
O plano de
remuneração dos vendedores, principalmente a forma como são comissionados, têm
uma força inacreditavelmente forte na hora de moldar o comportamente da equipe.
Um bom plano de
remuneração consegue:
-
energizar
e motivar os vendedores,
-
comunicar
claramente as prioridades estratégicas da empresa,
-
dar
foco e objetivos óbvios para os vendedores,
-
atrair
e reter os talentos da empresa,
-
reforçar
uma cultura de resultados,
-
aumentar
a produtividade da equipe.
Por outro lado,
um plano fraco:
-
transforma
a equipe comercial num bando de mercenários interessados somente no curto prazo
e nas suas próprias comissões,
-
direciona
os vendedores a trabalharem o mix errado de produtos/serviços (por mais que se
peça o contrário),
-
estimula
os vendedores a colocarem suas próprias prioridades na frente das prioridades
da empresa,
-
estimula
a acomodação e, o pior…
-
engessa
e amarra a diretoria da empresa, que fica refém da equipe e do sistema de
comissionamento/remuneração.
O que é mais
interessante de todo esse processo é notar todas as coisas que uma diretoria
faz para evitar atacar o problema de frente. Como mexer na remuneração dos
vendedores é um pepino gigantesco potencial, pela reclamação que pode vir a
causar (principalmente quando a remuneração está beneficiando excessivamente os
vendedores), então tenta-se de tudo para não encarar a realidade. É palestra
motivacional, treinamento de negociação, campanha de vendas… o que puder
imaginar. Tudo menos resolver o problema de verdade.
Isso certamente
ajuda a encobrir temporariamente alguns dos sintomas, mas não é sustentável a
longo prazo. O que se precisa arrumar são as CAUSAS do problema, e não seus
sintomas ou conseqüências. E se a causa é um sistema de remuneração defasado,
inadequado ou desalinhado com a situação atual da empresa e sua estratégia para
competir no mercado, então é muito melhorar encarar logo o problema do que
ficar enrolando e dando voltas em torno dele.
Para ajudar os
líderes de vendas nessa questão, criei uma ferramenta de diagnóstico – um
questionário de 20 perguntas para ajudá-lo a entender se o seu plano atual está
100%.
Responda
que nota você se dá (de 1 a 5, sendo 1 a menor nota e 5 a maior nota) nesses
quesitos, levando em consideração a maneira atual de remunerar seus
vendedores.
Faça também as anotações
necessárias onde achar que o seu plano atual deixa a desejar, para que você
possa lembrar o que deve mudar na hora de criar o novo plano de remuneração. (
Relembrando: 1 a menor nota, 5 a maior nota).
1.
O plano atrai os melhores candidatos para processos de
recrutamento e seleção?
2.
O plano motiva e retém os campeões de venda?
3.
O plano motiva os vendedores médios a melhorarem sua
performance?
4.
O plano desestimula a acomodação da equipe?
5.
O plano faz com que os piores vendedores peçam para sair?
6.
O plano é justo para todas as partes envolvidas?
7.
O plano remunera e estimula a competência e os bons resultados?
8.
O plano motiva a equipe para que desempenhe as funções e
atividades que se esperam dela?
9.
O plano motiva a equipe a vender e trabalhar o mix de
produtos/serviços de maneira completa?
10.
O plano motiva a equipe a trabalhar descontos de maneira inteligente,
com foco em rentabilidade e margem de lucro?
11.
O plano é simples e fácil de ser entendido?
12.
O plano leva em conta a satisfação dos clientes?
13.
O plano tem um custo financeiro ou ROI atrativo para a empresa?
14.
O plano está alinhado com o posicionamento da empresa e visão
estratégica para o ano?
15.
O plano está alinhado com a cultura da empresa?
16.
O plano foi aprovado pelas principais diretorias ou líderes da
empresa e também pela área de vendas?
17.
O plano tem metas desafiadoras mas alcançaveis?
18.
O plano está alinhado com os outros projetos, departamentos e
objetivos da empresa?
19.
O plano estimula os vendedores a desenvolverem seu CHA, saindo
da zona de conforto?
20.
O plano permite adaptações, oferecendo flexibilidade para
ajustes no futuro?
Qualquer nota
abaixo de 80% significa que o plano precisa ser seriamente revisto. E quanto
antes, melhor! Então, se quer realmente resultados consistentes:
-
Recrute
pessoas com o perfil adequado.
-
Treine
e desenvolva a equipe constantemente.
-
Utilize
indicadores de performance adequados para dar feedback.
-
Remunere
a equipe de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.
Não adianta
fazer as três primeiras e não fazer a quarta, pois é justamente a remuneração
que indica e sinaliza aos vendedores se é realmente para fazer o que lhes pedem.
Se você treinar para vender A mas na prática remunerar pela venda de B, pode
ter certeza absoluta do que vai aconteeer.
Abraço e boas vendas,
Abraço e boas vendas,
Raul Candeloro
P.S. Este
assunto foi discutido no módulo de Remuneração do GEC, o curso de Gestão de
Equipes Comerciais do www.institutovendamais.com.br . Se precisar de ajuda em relação ao
sistema de remuneração da sua empresa, entre em contato que provavelmente
podemos ajudá-lo através da consultoria Solução Comercial.
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